É seguro misturar produtos de limpeza? #DicasKarine

 
Quem nunca misturou produtos de limpeza com o intuito de potencializar as suas funções? Acredite, esse é um erro bastante comum entre os brasileiros e precisa urgentemente ser descartado. Esse hábito conhecido por facilitar a nossa vida te expõe a riscos que você nem pode imaginar.
 
Por falta de informação, as misturas frequentes desses produtos podem gerar substâncias extremamente perigosas e prejudiciais à sua saúde. Além disso, essa tal potencialização dos produtos não passa de um mito. Na verdade, ao realizar essas combinações, você acaba anulando algumas prioridades de limpeza dos produtos e junto aos riscos de uma explosão.
 
A primeira combinação que jamais, em hipótese alguma, deve ser feita, é misturar água sanitária com qualquer outro produto de limpeza.
 
Confira 5 dicas de produtos que jamais devem ser misturados.
 
Água sanitária + Desinfetante
São produtos bastante comuns quando o assunto é manter a casa limpa. Porém, apesar de oferecerem ótimos resultados separados, essa junção não é nada recomendada.
 
Um dos componentes da água sanitária, mais conhecido como hipoclorito de sódio, oferece propriedades germicidas, além de ser bastante usado como alvejante de roupas. Já os desinfetantes, apresentam em sua composição grande quantidade de amônia.
 
Sendo assim, ao realizar essa combinação de risco, é ativada a formação de cloroaminas, que podem causar problemas de saúde, desde alergias até intoxicações e queimaduras, se inaladas.
 
Água sanitária + Detergente
As aminas também estão presentes na composição dos detergentes. Sendo assim, essa mistura também dará origem às cloroaminas e terá efeitos prejudiciais às suas vias respiratórias.
É importante ter bastante atenção, pois muitas vezes essa combinação de produtos é feita de forma involuntária, como quando limpamos a pia logo após lavar a louça.
 
Água sanitária + Vinagre
Muitas pessoas têm o costume de utilizar o vinagre como um poderoso agente de limpeza. Porém, o seu uso inapropriado também pode colocar a sua saúde em risco.
 
A mistura entre água sanitária e vinagre dá origem ao gás cloro (Cl2), vapor de cor amarelo-esverdeado, que pode provocar crises de tosse, além de irritar as vias respiratórias, problemas de respiração e ardência nos olhos, mesmo em pequenas quantidades.
 
Vinagre + Água oxigenada
Essa combinação leva à formação do ácido peracético, causador de irritações na pele, nos olhos e no sistema, caso esteja altamente concentrado. É possível encontrar esse ácido em lojas de produtos químicos. Porém, as suas embalagens são equipadas de forma que permita a saída de oxigênio do produto.
 
Ou seja, caso você deseje faze-lo em casa, é importante lembrar que não é recomendado guarda-lo dentro de recipientes comuns ou fechados, pois a liberação do oxigênio poderá expandir a pressão interna e romper o frasco.
 
Bicarbonato de sódio + Vinagre
Misturar essas duas substâncias é um grande risco, principalmente, por se tratar de uma combinação explosiva. Além disso, o bicarbonato de sódio é considerado uma substância básica, e o vinagre é considerado uma substância ácida que, ao serem misturados, anulam suas propriedades de limpeza.
 
Sendo assim, mesmo que você alguns produtos que não tenham sido citados aqui, é importante evitar essas super misturas. Acredite, a funcionalidade dos seus produtos de limpeza sempre será muito melhor se forem usados da forma convencional.