Os 10 Alimentos que ajudam a limpar seu corpo naturalmente

 
A ritmo de vida acelerado e a facilidade dos fast-foods fazem aumentar muito o consumo de comidas industrializadas. Pra dar uma aliviada, selecionamos 10 sugestões de alimentos naturaisque você pode acrescentar no seu cardápio:
 
1. Beterraba
Ela age reparando e regenerando as células do fígado (o principal centro de desintoxicação do corpo).
Sugestão: cozinhe a beterraba ao vapor ou ferva-a com a casca, para preservar os nutrientes. Assada, ela também se torna uma ótima opção de acompanhamento. Vale lembrar que o uso da beterraba crua no preparo de shakes vem se tornando cada vez mais popular em todo o mundo. Outra opção é ralar e colocar na salada.
2. Cebola e alho
As substâncias estimulam o fígado a produzir enzimas de desintoxicação que filtram os resíduos tóxicos do sistema digestivo. Ambos são ricos em flavonoides, que ajudam na produção dos antioxidantes mais fortes do fígado.
Sugestão: qualquer dieta que vise à desintoxicação deve incluir esses dois ingredientes. O alho cru ou frito pode ser adicionado às saladas. Já alho assado, acompanhado de um biscoitinho, pode ser consumido como um lanche saudável no meio de um dia atribulado.
 
3. Verduras
Verduras de folhas verde-escuras dão uma dose desintoxicante de clorofila à flora intestinal. Elas ajudam a limpar os metais pesados acumulados no nosso corpo; além de possuir propriedades anti-inflamatórias.
Sugestão: Mantenha sua cozinha abastecida com espinafre, couve, erva de trigo e outras verduras de folhas verdes. Faça uma deliciosa sopa de espinafre ou cozinhe couve com azeite e especiarias para fazer pizzas especiais. Elas podem ser acrescentadas até mesmo em shakes ou sucos.
 
4. Água com limão
Os cítricos são ótimos para o sistema digestivo. Essa mistura ativa enzimas hepáticas para dissolver toxinas, dando aquela ajudinha no funcionamento do intestino.
Sugestão: comece a manhã com um copo de água morna misturada ao suco de limão ou lima, uma pitada de sal marinho e um pouco de mel. Beba em jejum para aumentar o nível de energia durante o dia, regular a flora intestinal e, consequentemente, melhorar a saúde da sua pele.
 
5. Sementes e nozes
A ingestão regular de amêndoas ajuda a eliminar os depósitos de gordura acumulados em volta do fígado. Sementes de linhaça melhoram o estado emocional: quando moídas, garantem fibras para eliminar toxinas do seu trato intestinal. Outra boa notícia é que esse tipo de fibra reduz o apetite e auxilia na perda de peso. Nozes contêm altos níveis de ácido arginino, que ajuda o fígado a se livrar do amoníaco. Elas são perfeitas também para o funcionamento correto do cérebro.
Sugestão: Tenha sempre na cozinha uma porção de nozes e sementes como amêndoas, linhaça ou girassol. São ingredientes que se encaixam bem na maior parte das receitas.
 
6. Iogurte
Iogurte é fonte de probióticos que estimulam bactérias saudáveis no fortalecimento da flora intestinal. Basicamente, o iogurte garante a ação de bactérias benéficas para que o intestino inicie a digestão e se livre das toxinas.
Sugestão: Evite os iogurtes “sem gordura”, eles costumam conter bastante açúcar.
 
7. Dente de leão e chá verde
Ajuda o fígado a filtrar as toxinas e resíduos presentes na corrente sanguínea. O chá verde é muito mais rico em antioxidantes que o chá preto, embora todos sejam derivados da mesma planta. E a cafeína, presente no chá verde, ainda traz um efeito diurético, que ajuda a reduzir o inchaço ao agir contra a retenção de líquidos.
 
8. Gengibre
Muito usado para reduzir inchaços e eliminar parasitas. Além de atuar contra náuseas e gases, o gengibre melhora o fluxo do suco gástrico, deixando o sistema digestivo mais eficiente.
Sugestão: Experimente fazer um chá de gengibre com mel e limão, ou adicione o ingrediente aos seus shakes, saladas, sopas ou qualquer outro prato, cozido ou assado.
 
9. Cenouras
Elas estão entre os vegetais mais poderosos para a desintoxicação. Sem falar que garantem boas doses de betacaroteno e de vitamina A, que trazem grandes benefícios cardiovasculares, atuando na melhora das funções imunológicas em geral.
Sugestão: Inclua mais cenouras e outros vegetais crus em suas refeições. Combine com a ingestão de chá de dente de leão ou chá verde.
 
10. Pepinos
Além de estimular a desintoxicação do corpo, agindo tanto no trato digestivo quanto na limpeza do fígado, eles são muito úteis para manter nosso corpo hidratado e possuem um efeito diurético natural.
Sugestão: Os pepinos também diminuem o inchaço causado pela retenção de líquidos. Abusou do álcool ou de alimentos salgados? Outra boa razão para se aliar a esse vegetal.
Agora é só escolher a maneira mais saborosa para limpar seu corpo.
Bom apetite e… saúde!