Aprenda como economizar escolhendo bem seus legumes, verduras, frutas e carnes #DicasKarine

 
Se você está em busca de um estilo de vida saudável, já deve ter ouvido por aí que o ideal é descascar mais e desembalar menos, não é mesmo? Comer produtos frescos, priorizando legumes, frutas e verduras, faz super bem para a saúde. Além disso, é importante não se esquecer das carnes, que contém muitas proteínas e nutrientes.
 
Consumir produtos frescos e de qualidade pode fazer bem também para o seu bolso, mas antes de visitar a feira ou o supermercado, é preciso saber como escolhê-los. Selecionar os melhores alimentos faz com que eles durem mais, evitando o desperdício. Quer saber como fazer uma boa compra? Então confira essas dicas que separamos para você!

Legumes

 
Quando se trata de legumes e frutas, alguns cuidados são comuns. Por exemplo, evite comprar aqueles que estejam com a casca machucada. Furinhos ou rachaduras podem promover a contaminação por bactérias e facilitam a entrada de insetos, inutilizando o alimento para o consumo. A cor viva e a firmeza também indicam a boa qualidade e o frescor do alimento. A casca lisa também é um item que deve ser levado em consideração, antes de colocar seu alimento no carrinho.

Batata
Batatas que já estão brotadas, ou seja, que contém aqueles chamados “olhinhos” são consideradas velhas e não devem ser levadas. Nesses casos, o amido já se transformou em açúcar. Cascas esverdeadas também devem ser evitadas, pois indicam o uso de inseticidas.

Cenoura ou beterraba
Escolha as pequenas ou médias. Em geral, as muito grandes contam com partes endurecidas.

Cebola
Verifique o meio da cebola e só leve se não estiver murcho. Outra dica é não pegar cebolas que estejam brotando ou com odor forte.

Tomate
Embora tecnicamente o tomate seja uma fruta, popularmente ele é usado como um legume. Porém, na hora de comprar, o que você precisa saber é que os tomates devem estar vermelhos e sem partes murchas. Isso indica que podem ter passado do ponto. Deixe os verdes de lado também, pois eles não irão amadurecer.

Verduras
As dicas para escolher bem verduras são mais genéricas e estão ligadas à coloração e a textura.
Para saber se as folhas estão frescas, verifique se a cor verde é bem viva e não apresentam machucados ou furinhos. É importante que estejam bem firmes e sem partes amareladas.

Frutas


Cítricas
Frutas cítricas como o limão e a laranja devem ter a casca bem lisa e o aspecto brilhante. Verifique se estão macias também, pois isso indica que são suculentas.

Abacaxi
Quanto mais chatos e afastados forem os gomos, menores são as chances da fruta estar doce. Para saber se o abacaxi já está pronto para ser consumido, tire uma folha da coroa. Se sair com facilidade, o abacaxi está maduro.

Bananas
Quanto mais gordinha, melhor! Bananas que são mais finas, em geral, foram colhidas antes da hora, por isso tem menos sabor e nutrientes.

Abacate
Prefira os abacates com casca mais fosca. Os frutos de casca clara e brilhante, na maioria das vezes, foram colhidos há pouco tempo.

Melão
Para saber se o melão está maduro, a dica é apertar as extremidades. Se estiverem macias, ele esta pronto para ser degustado!

Carnes


Bovinos
A carne deve estar bem vermelha e com um aspecto brilhante. A gordura aparente deve ser clara, pois quanto mais amarela, menos macia a carne.

Aves
A pele deve estar úmida e a cor do pedaço uniforme. O odor agradável também é um fator que indica o frescor da carne.

Peixes
A textura do peixe deve ser firme e o odor suave. A textura das escamas deve ser firme, os olhos brilhantes e as guelras avermelhadas.
 
É isso aí!
 
Agora que você já sabe como escolher os melhores legumes, frutas e verduras e carnes!