Saiba se devemos ou não lavar o ovo #DicasKarine

 
A salmonella é uma bactéria que pode estar presente no intestino das galinhas e que pode facilmente contaminar os ovos. Ela causa mal-estar, vômitos e febre. Por isso, é necessário alguns cuidados com o ovo, desde o cozimento até o seu armazenamento.  A salmonella normalmente está presente do lado interno do ovo (tome muito cuidado com o ovo cru ou mal cozido), mas algumas vezes ela pode aparecer na casca. Então, devemos ou não lavar o ovo antes de guardá-lo na geladeira? A resposta é sim e não! Isso mesmo: é importante que o ovo seja higienizado e limpo, mas isso deve acontecer somente antes de usá-lo em alguma receita.
O ideal é que você não lave os ovos antes de levar para a geladeira. Eles já vem com uma película natural que protege o seu interior contra a entrada de bactérias. Quando você os lava você está automaticamente retirando essa proteção e pode “empurrar” as bactérias para o interior do ovo. Essa proteção é formada assim que a galinha coloca o ovo: ela libera um líquido que protege a casca completamente.
 
Ovo: superalimente delicioso e versátil
 
Por isso, para conservar e higienizar os ovos sem preocupações, você deve seguir algumas dicas! Se ao chegar do mercado você perceber que o ovo está com a casca muito suja, passe levemente um papel-toalha do lado de fora e retire o excesso de sujeira. Logo depois, leve-o para a geladeira ou algum lugar seco, limpo e arejado. Se você escolher guardá-lo na geladeira, lembre-se sempre de não deixá-los na porta. Ali o ovo pode sofrer com as mudanças de temperatura e acabar estragando. Além disso, sempre que manusear esse ingrediente, lave muito bem as mãos e qualquer utensílio que possa ter entrado em contato com ele. Depois, para completar o processo, não se esqueça de lavar o ovos antes de começar seus preparos! Retire-os da geladeira, lave em água corrente e seque-os levemente. Dica: você também pode deixá-los em uma solução de água e algumas gotas de água sanitária por 15 minutos.